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quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Histórico da Escola de Educação Infantil Catarina Fuhrmann


1.1 Centro de Educação Infantil Catarina Furhmann
Creche Catarina Furhmann, fundada no dia 09 de maio de 1991, aprovada pela lei 573.

A razão social da escola Catarina Fuhrmann deu-se em homenagens a uma munícipe que prestou um importante trabalho para a comunidade.

A escola localiza-se no Bairro Poço Rico, na Rua Hilton Pereira com extensão na Rua Henrique Maçaneiro.

Em 27/04/97, transfere-se de creche Catarina Furhmann para escola de Educação Infantil Catarina Furhmann.

Em 2002 a escola de Educação Infantil passou a ser escola de Educação Básica, atendendo crianças de 0 a 7 anos.

Em 2003, devido ao espaço físico aluga-se o prédio do antigo Sesi tornando-se assim uma extensão, atendendo crianças de 6 a 9 anos.

Em 02 de julho de 2004, a Lei municipal nº 1465 altera a denominação de Escola de Educação Básica para Centro de Educação Infantil Catarina Furhmann.

2.Filosofia

O C.E.I. Catarina Furhmann busca trabalhar dentro de uma proposta pedagógica que se fundamente no Materialismo Histórico Dialético que nos dá bases para ter “a compreensão do ser humano inserido em uma cultura aperfeiçoada no curso da história social da humanidade com as contradições e conflitos gerados por estes”. (Proposta Curricular de SC).

Através desta proposta queremos que nossos alunos desenvolvam o senso crítico para que possam inserir dentro da sociedade, sendo participativos. Permitindo o acesso das crianças aos bens sócio-culturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, a interação social, ao pensamento, a ética e a estética.

Compreender a importância do processo de conhecimento respeitando as particularidades de cada criança, e que tipo de homem iremos preparar para a sociedade, explorando através do lúdico e de questionamentos tornando-o os cidadãos críticos onde o professor seja o medidor entre os conhecimentos que a criança já possui tornando ao decorrer de sua história o desenvolvimento psicomotor e intelectual do plano social para individual, Sendo assim, somos agentes de aprendizagem, queremos que nossos alunos sejam ser social que transforme esta sociedade que aí está e que saibam apontar soluções e saibam simplificar os problemas. A educação visa o conhecimento do ser holístico que seja capaz, competente e ao mesmo temo humano e solidário, preocupado com o sucesso, tendo claro que esse realmente se efetiva no coletivo.

3.Concepções de Infância:

Todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem do C.E.I Catarina Furhmann vêem a criança como um sujeito que tem conhecimento e que está em pleno desenvolvimento desde que nasce. É também vista como um ser social e histórico que apresenta diferenças de procedência sócio-econômica-cultural, familiar, de gênero, de faixa etária entre outras, que necessitam ser respeitadas e valorizadas como sujeito no atual momento histórico, com suas características e especificidades.

4.Concepção de Educação Infantil

Segundo a proposta curricular, o entendimento da concepção de infância suscita do ponto de vista da história sobre o conceito de infância, sendo que a criança na sociedade medieval convivia com os adultos em todos os momentos.

No transcorrer da revolução Industrial, o uso da mão-de-obra infantil ganha novo contornos à medida que a indústria se moderniza e também os educadores e legisladores abrem o debate sobre a infância e o trabalho infantil.

A escola, enquanto espaço de aprendizagem, assume historicamente confirmações. Assim não há como se falar de forma generalizada, portanto os fatores ideológicos influenciam muitas modalidades e facetas da instituição milenar.

A ação pedagógica foi destinada às crianças de 0 a 6 anos, somente nos anos 90. a partir desta ficou conhecida como educação infantil, portanto tem passado por muitas modificações desde o ínicio e até hoje continua sofrendo mudanças.

O conceito de infância foi construído a partir das relações sociais estabelecidas e não em função de uma essência ou natureza da criança.

“Esta concepção de infância contrapõem-se à idéia ainda muito presente no senso comum de que a criança é uma espécie de brinquedo interessante, ou um ser incompleto que deve ser preparado para se tornar adulto. Ora nem adulto, nem o mundo da sociedade, da natureza ou da cultura são completos, sendo e estando em permanente vir a ser. A criança, nesta nova ótica, é vista como parte desta totalidade, que determina por esta. Um ser humano em processo de humanização permanente, um cidadão com lugar definido na sociedade, um sujeito cognoscente desde que nasce”. (Machado, 1992, p. 62).

Corpo Docente 2011

01 Alessandra Werner Eger -Prof.Berçário II
02 Bruna Regina Valin - Prof.Maternal II-A
03 Catarina Floriano-Prof.Maternal I e Maternal II
04 Daiane Silva Lourenço de Souza-Prof.Maternal I
05 Erotides de Almeida Muller-Prof.Berçário I
06 Estirle Deboite-Prof.Maternal II-B
07 Ireni Vieira de Souza -Prof.Berçário II
08 Jana Lara do Amaral Pereira -Prof.Berçário I
09 Karoline Guesser-Prof.Maternal I e II-B
10 Mariza Eger -Prof.Maternal II-A
11 Nilvane do Carmo Nunes -Prof.Berçário II
12 Patrícia Ortiz -Prof.Berçário II
13 Patrícia Leonil-Prof.Maternal II-A
14 Raquel Marques Vieira  -Prof.Maternal I e Maternal II-B
15 Roseli Nunes-Prof.Maternal I
16 Sandra Pereira Rodrigues-Prof.Berçário II
17 Simone Schlinting Sardá -Prof.Berçário I
18 Sirlei Poluceno -Prof.Maternal I
19 Sônia Inês Wolniewcs -Prof.Berçário I
20 Susana Ap. Antunes Bée -Prof.Maternal I
21 Rita da Silva Campagnaro - Diretora
22 Simone Terezinha Vargas Bertoncelli-Secretária
23 Josiane Warmling-Suporte Pedagógica
24 Kariny Figueiredo-Psicóloga

Funcionárias Merendeiras:

01-Salete Aparecida S.Martins
02-Sandra M.Moura
03-Simone Aparecida F.de Souza

Funcionárias Serviços Gerais:

01-Cheila Graziela Ribeiro da Costa
02- Ivonete Pereira
03- Maristela de Oliveira Lemos.

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